Laurent Chehere

biografia

McDO
edição de 7
90 x 90 cm

2012

Laurent Chehere é um fotógrafo francês nascido em 1972, em Paris. Sua pesquisa parte do gosto de explorar as cidades, os subúrbios, o país e todos os campos da fotografia a partir da reportagem de uma imagem conceitual. As casas voadores são uma combinação de seus estudos de bairros pobres de Paris junto com a inspiração advinda de alguns filmes como “O castelo de Howl” de Hayao Miyazaki, “O Balão Vermelho” de Albert Lamorisse e outras influências como Wim Wenders, Federico Fellini, Marcel Carné.

Ao elevar e destacar edifícios para mostrar a beleza e a peculiaridade de cada um, ele os tira do anonimato da rua para ajudá-los a contar suas histórias, reais ou não, engraçadas ou tristes. Ele estava interessado por ciganos em caravana, imigrantes africanos, e corações cheios de esperança, navegando pelos edifícios insalubres. Um anão palhaço tentando acender um cigarro no telhado de um triste circo, um velho cinema erótico em Pigalle, um pequeno bairro do café, um hotel decrépito, uma pequena casa bonita em subúrbio entediante. Tudo isso compõe as histórias de Chehere.

Algumas destas casas não existem mais ou nunca existiram. Fotografando dezenas de edifícios na mesma luz, ele reformula as imagens com o Photoshop para construir as histórias. Na galeria, as imagens são exibidas em formato grande, deixando o observador curioso para descobrir detalhes que aumentam o realismo (grafites, registros, anacronismos, um personagem, um nome de rua, uma janela, uma referência a um filme , um músico…) e sugerir uma dupla leitura, uma história de longe e outra perto.