Nadín Ospina

biografia

Retador
pó de tijolo antigo
23 x 10 cm
edição de 7

1997

Nadín Ospina é um artista colombiano nascido em Bogotá em 1960. Iniciou seus estudos em medicina, abandonando em seguida para ingressar estudos na Faculdade de Belas Artes da Universidade Jorge Tadeo Lozano, onde leciona atualmente.
Sua obra é composta por instalações, fotografias, pinturas e esculturas em que nos chama a atenção a criação de peças “falsas” de cerâmica da cultura pré-colombiana, mesclando a técnica usada por artesãos da época com elementos da cultura contemporânea. Sua inspiração surge na combinação de temas da cultura pop norte-americana como Snoopy, Mickey Mouse, Os Simpsons, com temas do contexto latino-americano e da tradição pré-colombiana.

Ospina aborda em sua obra questões como identidade, autenticidade, originalidade e autoria, buscando romper com convenções culturais, conectando à temática histórica de culturas antigas como incas, maias e astecas temas atuais de cultura em massa de forma irônica e bem-humorada. De certo modo, a obra de Ospina materializa o conceito de “culturas híbridas” de Nestor Canclini.
O artista sutilmente propõe a partir de ícones ritualísticos e místicos uma metáfora da nossa própria sociedade global, convertendo-os a um ambiente mágico e utópico, entre a realidade e a ficção, estimulando o debate sobre objetos artísticos e artefatos históricos, arqueologia e arte contemporânea.

Fonte: UFRGS


Notice: Undefined variable: params in /home/storage/6/10/d4/site1393267766/public_html/wp-content/themes/inox_01/footer.php on line 12