Andy Warhol

biografia

sem título
Serigrafia sobre papel
101,3 x 75,9 cm
carimbo assinado
Exemplar XXII da prova do artista.
200 exemplares + 50 P.A.

Andy Warhol, (Pitsburgo, Pensilvânia, 1928 – Nova York, Nova York, 1987) foi um pintor e cineasta norte-americano, um importante artista da Pop Art, lembrado por suas pinturas nas latas de sopa Campbell e principalmente pela sequência de retratos de Marilyn Monroe.
Ande Warhol nasceu em Pittsburgh, Pensilvânia, Estados Unidos, no dia 6 de agosto de 1928. Era filho de imigrantes tchecos que foram para os Estados Unidos na época da Primeira Guerra Mundial.
Foi registrado com o nome de Andrew Warhola. Ainda jovem gostava de desenhar, pintar, cortar e colar imagens e de ir ao cinema. Durante o ensino médio teve aulas de arte na escola e no Museu Carnegie.
Com o objetivo de se tornar ilustrador comercial, trabalhou na loja de departamentos Home. Estudou arte no Carnegie Institute of Technology, onde se graduou em 1949.
Logo após concluir a faculdade mudou-se para Nova York. Começou a trabalhar como ilustrador para importantes revistas, além de fazer anúncios publicitários e displays para vitrines e lojas.
Com seu estilo único, tornou-se um dos ilustradores mais bem sucedidos da década de 50, recebendo diversos prêmios. Em 1956, alguns trabalhos seus foram expostos no MOMA (Museu de Arte Moderna de Nova York).