Brendon Reis

biografia

Almirante Negro (João Cândido Felisberto)
acrílica, giz pastel, ouro 12k e pasta metálica sobre tela
235 x 155 cm
2021

Almirante-negro-para-site

Brendon Reis (Salvador, 1996). Artista visual multidisciplinar autodidata. Também conhecido como Brednatella ou Bred, o artista mora e trabalha na Zona Leste de São Paulo (SP).

Em seu trabalho, Brendon Reis busca dar ênfase para a negritude, sexualidade e para a intimidade, além dos dilemas simbólicos envolvidos nas múltiplas formas de dar sentido para o que se compreende enquanto “existência”. Esse conceito de existência no trabalho de Brendon se dá por meio da criação de espaços constitutivos ambivalentes, isto é, ora comuns ora surreais, onde ele explora com delicadeza os conceitos de “natural” e “sobrenatural” para dar novas texturas e diferentes realidades para figuras-narrativas queer e “racializadas”. Os temas mais presentes em suas pesquisas envolvem contradições subjetivas e intersubjetivas, como a percepção e o imaginário, o espetacular e o ordinário, o segredo e o esclarecido.

Por meio de uma jornada dual entre o abstracionismo e o figurativismo, Brendon busca criar um imaginário que faça referência ao simbolismo das coisas visíveis e invisíveis, além da relação do sujeito com o espaço-tempo, especialmente para trabalhar com temas transversais a sua persona, sendo alguns deles a intimidade, melancolia, sexualidade, o corpo, identidade, homoafetividade e afirmação.

Formação

2017 – Atualmente

Graduação em Administração Pública, EAESP-FGV.

 

Exposições Coletivas

2020-2021

[Co] Lateral, Lateral Galeria, Ipiranga – SP.

2020

Descolonizarte lives. Curadoria: Bárbara Alves.

2018

Nina na casa da luz. Centro Cultural Casa da Luz.

Beco dos artistas Perifacon. 18ª Festival Feira Preta.

2017

Wine na casa da luz. Centro Cultural Casa da Luz.